quinta-feira, 5 de março de 2009

Aprendizagem

Porque este blog também é sinónimo de cultura, venho aqui falar de um livro que acabei há dias de ler. Chama-se "O Rapaz do Pijama às Riscas", de John Boyne, e soube com muito agrado que foi adaptado para o cinema e que está prestes a estrear, se ainda não estreou :)

Neste livro é nos contada a história de Bruno, um rapaz alemão de 9 anos. Esta história passa-se durante o Holocausto. Aquilo que mais me admirou é que este ambiente é descrito pelos olhos de uma criança. Esta não compreende o que se passa à sua volta, o que é demonstrado por algumas das coisas que diz.

Até que conhece um rapaz que vive à beira de sua casa, numas espécies de barracões (que mais tarde nos apercebemos que é um campo de concentração). Este desenvolve uma amizade sincera com esta e é sobre esta parte que me queria debruçar.

A aprendizagem é um passo muito importante na nossa vida, tanto que nunca pára. Mas é em criança que se ganham valores para a vida futura. Ora, esta história prova exactamente este facto. A raiva entre alemães e judeus não é inata. É transmitida dos pais para o filho, o que é horrível mas que explica tanta intolerância. A formação de pessoas com valores errados podia ser evitada se os pais não os transmitissem...

Não vos digo o fim da história. Aconselho contudo o filme, que espero que faça jus ao livro.

"Claro que tudo isto aconteceu há muito tempo e nada parecido poderá voltar a acontecer. Não nos dias de hoje, não na época em que vivemos"

Será?

4 comentários:

Filipa Castro disse...

Quero ler!!! :D

Marianinha disse...

Deu-me mesmo vontade de ler!
e nos últimos parágrafos falaste exactamente do que estivemos a estudar ha pouco em psicologia, a aprendizagem!
gostei muito :)

Tani disse...

Fogo, agora quero ver o filme mais ainda! :)

Unknown disse...

Nenhum filme faz jus a nenhum livro. Quando emprestares à "F." (coitadinha...) pensa que vais demorar o dobro do tempo a recebe-lo porque tambem vou ler :p


p.s: Pára de te rir!lol